Proposição de metodologia para análise de risco em estruturas de pavimentos asfálticos flexíveis
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v25i1.1049Palavras-chave:
Análise de risco, Controle estatístico, Pavimentos asfálticos flexíveis.Resumo
A concepção de empreendimentos de infraestrutura viária envolve diversas fases de planejamento, estudos e pro-jetos. Nestas fases normalmente são discutidas e definidas as possíveis soluções de engenharia a serem aplicadas em cada etapa executiva. Para que as soluções definidas nas fases de planejamento e projeto tenham validade, faz-se necessário ga-rantir que os recursos utilizados, como materiais, mão de obra, máquinas, equipamentos e processos executivos empregados no campo atendam aos pré-requisitos técnicos especificados em projeto. Ocorre, porém, que no Brasil e em outros países do mundo, muitos dos métodos empregados para o dimensionamento de estruturas de pavimentos asfálticos são de natureza determinística, ou seja, utiliza-se de parâmetros médios para caracterização mecânica da estrutura não se preocupando em quantificar os prejuízos ocasionados pela variação de parâmetros proveniente do processo executivo. Na prática, como todo processo industrial, os processos construtivos estão sujeitos a apresentar variações que devem sempre ser aferidas e contro-ladas para garantir a qualidade do produto final. Dentro deste contexto, o presente trabalho apresenta uma metodologia de-senvolvida para realizar análises de risco de estruturas de pavimentos asfálticos flexíveis com base em critérios mecanicistas correntemente utilizados no Brasil. Com base nos estudos de caso realizados, verificou-se que a metodologia proposta apre-senta boa aplicação prática tanto nas fases de projeto quanto nas fases de controle de qualidade de camadas de infraestrutura de pavimentos recém-executadas.
Downloads
Referências
AMERICAN ASSOCIATION OF STATE HIGHWAY AND TRANSPORTATION OFFICIALS. AASHTO Guide for Pavement Structures. AASHTO, ISBN: 1-56051-055-2. Washington, D.C., 1993.
ANDREATINI, L. F. V. Sugestões para o estabelecimento de sistemas de controle estatístico específicos para a área de pavimentação. In: 23 Reunião Anual de Pavimentação. Florianópolis, S.C., 1988.
APEAGYEI, ALEX K.; HOSSAIN, M. SHABBIR. Evaluation of the Lightweight Deflectometer for In-Situ Determination of Pavement Layer Moduli. Virginia Transportation Research Council. Virginia, 2010.
DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM DE SÃO PAULO. DER/SP IP-DE-P00/001: INSTRUÇÃO DE PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO. São Paulo, 2006.
DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM. DNER-ME 024/94: Determinação de Deflexões pela Viga Benkelman. Rio de Janeiro, 1994.
DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES. DNIT 013/2004 - PRO Requisitos para a qualidade na execução de obras rodoviárias - Procedimento. Rio de Janeiro, 2004.
______. DNIT 133/2010-ME: Pavimentação asfáltica – Delineamento da linha de influência longitudinal da bacia de deformação por intermédio da Viga Benkelman. Rio de Janeiro, 2010.
______. Manual de Pavimentação. Publicação IPR 719. Rio de Janeiro, 2006.
FERRI, S. Critérios de aceitação e controle da qualidade da execução de camadas de fundação de pavimentos novos através de métodos deflectométricos. Dissertação (Mestrado). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
GHARAIBEH, NASIR G.; GARBER, SABRINA I.; LIU LITAO. Determining Optimum Sample Size for Percent-Within-Limits Specifications. Transportation Research Record: Journal of the Transportation Research Board, No. 2151, Transportation Research Board of the National Academies, Washington, D.C., 2010. DOI: 10.3141/2151-10.
LOPES, F. M.; SANTOS, C. R. G.; FORTES, R. M.; FERRI, S.; SUZUKI, C. Y. Proposta de Metodologia para avaliação e pavimentos asfálticos utilizando características da bacia deflectométrica. In: 4º Congresso de Infraestrutura de Transportes – Coninfra 2010. São Paulo, SP, 2010. ISSN 1983-3903.
MCCABE B., S. AbouRizk; GAVIN, J. Sample Size Analysis for Asphalt Pavement Quality Control. Journal of Infrastructure Systems. Vol. 5, No. 4, 1999.
MOTTA, L. M. G. & MEDINA, J. Mecânica dos Pavimentos. 2a Edição, Rio de Janeiro, 2005.
NAZZAL, M. D.; MOHAMMAD L. N. (2010). Estimation of Resilient Modulus of Subgrade Soils Using Falling Weight Deflectometer. Transportation Research Record: Journal of the Transportation Research Board, No. 2186, Transportation Research Board of the National Academies, Washington, D.C., 2010, pp. 1–10.
PATHOMVANICH, S.; NAJAFI, F. T.; KOPAC, P. A. Procedure for Monitoring and Improving Effectiveness of Quality Assurance Specifications. Journal Transportation Research Record: Journal of the Transportation Research Board, 2002. ISSN 0361-1981.
PINTO, S. & PREUSSLER, E. Pavimentação rodoviária: conceitos fundamentais sobre pavimentos flexíveis. Editora Copiarte, ISBN: 85-902537-1-6. Rio de Janeiro, Brasil, 2002.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO / SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA URBANA E OBRAS. PMSP/SIURB IP-08: Instrução de Projeto para Análise Mecanicista à Fadiga de Estruturas de Pavimento. São Paulo, 2004.
SANTOS, C. R. G. Dimensionamento e análise do ciclo de vida de pavimentos rodoviários: uma abordagem probabilística. Tese (Doutorado). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
TRANSPORTATION RESEARCH BOARD NCHRP NATIONAL COOPERATIVE HIGHWAY RESEARCH PROGRAM. NCHRP REPORT 626: NDT Technology for Quality Assurance of HMA Pavement Construction. Project 10-65. ISSN 0077-5614. ISBN: 978-0-309-11777-7. Washington, D.C., 2009.
VOLOVSKI, M.; LABI, S.; SOMMER, K.; NOURELDIN, S; WALKER, R. Developing Statistical Limits for Using the Light Weight Deflectometer (LWD) in Construction Quality Assurance. In: ANNUAL MEETING OF
TRANSPORTANTION RESEARCH BOARD, 95., 2016, Washington D.C. Proceedings… Washington D.C.: The National Academies, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.