Avaliação das mudanças nas velocidades das linhas de ônibus da cidade de São Paulo após a implantação de faixas exclusivas através da análise de dados de GPS

Autores

  • Renato Oliveira Arbex Universidade de São Paulo
  • Claudio Barbieri da Cunha Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v24i4.1008

Palavras-chave:

Faixas exclusivas de ônibus, dados de GPS, velocidades de ônibus, monitoramento.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da evolução das velocidades observadas nas linhas de ônibus do município de São Paulo entre os períodos de agosto de 2013 e abril de 2015. Nesse período foram implantadas faixas exclusivas para ônibus pela cidade que buscam priorizar o transporte coletivo nessas vias. Para tanto, foi desenvolvido um algoritmo que permitiu calcular as velocidades das viagens dos ônibus nas linhas através dos dados de GPS dos veículos. O algoritmo foi aplicado a um conjunto de linhas de ônibus do transporte coletivo municipal para um período de 20 dias úteis no mês de agosto de 2013, ou seja, antes da implantação das faixas exclusivas, e também para abril de 2015, quando as mesmas já estavam em operação. Dois grandes grupos de linhas foram analisados: 68 linhas que não tiveram faixas exclusivas implan-tadas em seus itinerários (não beneficiadas) e 240 das que tiveram ao menos um trecho dos seus respectivos trajetos com faixa exclusiva implantada. Os resultados obtidos mostram que, enquanto as linhas não beneficiadas tiveram um aumento médio de apenas 0,39% na mediana das velocidades das viagens com partidas entre 18h-19h, ou seja, no período mais crítico de pico da tarde, as linhas do grupo beneficiado tiveram aumento expressivo médio de 9,13% na mediana das velocidades. Entretanto, foi também observado que a distribuição das melhorias nos tempos de viagem é heterogênea, ou seja, algumas linhas tiveram redução das velocidades dos seus trajetos neste período, apesar dos benefícios das faixas exclusivas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Oliveira Arbex, Universidade de São Paulo

Doutorando em Engenharia de Transportes na Escola Politécnica da USP

Claudio Barbieri da Cunha, Universidade de São Paulo

Professor Doutor no Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP

Referências

André, M., & Hammarstöm U. (2000). Driving speeds in Europe for pollutant emissions estimation. Transportation Research Part D: Transport and Environment, 5(5), 321-335.

CET-SP. (2013). Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo. Apresentação e detalhes de metas para os corredores de ônibus. Disponível em: <http://www.cetsp.com.br/media/255662/300kmexclusivas1.pdf> Acesso em: 17 de dezembro, 2014.

Chakroborty, P., & Kikuchi, S. (2004). Using bus travel time data to estimate travel times on urban corridors. Transportation Research Record: Journal of the Transportation Research Board, (1870), 18-25.

Cortés, C. E., Gibson, J., Gschwender, A., Munizaga, M., & Zúñiga, M. (2011). Commercial bus speed diagnosis based on GPS-monitored data. Transportation Research Part C: Emerging Technologies, 19(4), 695-707.

Google Transit. (2015). Google Transit, documento de referência para desenvolvedores. Disponível em:

<https://developers.google.com/transit/gtfs/reference>. Acesso em: 29 de março de 2015.

Hennessy, D. A, & Wiesenthal, D. L. (1997). The relationship between traffic congestion, driver stress and direct versus indirect coping behaviours. Ergonomics, 40(3), 348-361.

Mazloumi, E., Currie, G., & Rose, G. (2009). Using GPS data to gain insight into public transport travel time variability. Journal of Transportation Engineering, 136(7), 623-631.

Société de transport de Montréal. Données GTFS de la STM. (2015). Disponível em: <http://www.stm.info/fr/a-propos/developpeurs/description-des-donnees-disponibles> Acesso em 17/07/2015.

Pinho, Márcio. (2014). Reportagem "São Paulo Registra maior crescimento da frota de carros em três anos". Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/02/sao-paulo-registra-maior-crescimento-da-frota-de-carros-em-tres-anos.html> Acesso 17 de dezembro, 2014.

PMSP. (2015). Prefeitura Municipal de São Paulo. Institucional, Acesso à Informação. Passageiros Transportados 2015. Disponível em

<http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/institucional/sptrans/acesso_a_informacao/index.php?p=188767> Acesso em 16/07/2015

Sptrans. (2015a), São Paulo Transportes. Indicadores. Disponível em: < http://www.sptrans.com.br/indicadores/>. Acesso em: 29 de março de 2015.

Sptrans. (2015b), São Paulo Transportes. Área de Desenvolvedores. Disponível em: <http://www.sptrans.com.br/desenvolvedores/>. Acesso em: 29 de março de 2015.

Uno, N., Kurauchi, F., Tamura, H., & Iida, Y. (2009). Using bus probe data for analysis of travel time variability. Journal of Intelligent Transportation Systems, 13(1), 2-15.

Weisbrod, G. Vary, D., & Treyz, G. (2001). Economic implications of congestion. National Cooperative Highway Research Program, Transportation Research Board. Washington, D.C.

Downloads

Publicado

01-12-2016

Como Citar

Arbex, R. O., & da Cunha, C. B. (2016). Avaliação das mudanças nas velocidades das linhas de ônibus da cidade de São Paulo após a implantação de faixas exclusivas através da análise de dados de GPS. TRANSPORTES, 24(4), 21–31. https://doi.org/10.14295/transportes.v24i4.1008

Edição

Seção

Artigos