Comparação entre modelo DEA clusterizado pela escala de operação e modelo DEA tradicional para retornos variáveis de escala na avaliação de empresas aéreas brasileiras

Autores

  • Ana Paula dos Santos Rubem Universidade Federal Fluminense
  • Ariane Lima de Moura Universidade Federal Fluminense
  • João Carlos Correia Baptista Soares de Mello Universidade Federal Fluminense
  • Bruno Machado Fernandes dos Santos Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v23i4.984

Palavras-chave:

Transporte Aéreo, Análise Envoltória de Dados, Clusterização.

Resumo

O objetivo deste artigo é realizar uma análise comparativa dos resultados de eficiência obtidos usando uma abordagem tradicional de Análise Envoltória de Dados (DEA, do inglês Data Envelopment Analysis) em contraposição à metodologia aqui proposta, que representa uma forma alternativa de lidar com diferenças na escala de operação das unidades produtivas. Para tanto, é conduzido um estudo de caso sobre o desempenho operacional das empresas brasileiras de transporte aéreo de passageiros, quanto ao uso da frota. A proposta combina clusterização das unidades produtivas segundo a escala de operação, aplicação do modelo DEA original para retornos constantes de escala separadamente em cada cluster, além da compensação das diferenças de escala entre os clusters. Os resultados foram comparados aos do modelo DEA tradicional para retornos variáveis de escala, tendo revelado que a abordagem proposta aumentou a discriminação entre as unidades, sem grande impacto nas ordenações finais.

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Publicado

09-11-2015

Como Citar

Rubem, A. P. dos S., Moura, A. L. de, Soares de Mello, J. C. C. B., & Santos, B. M. F. dos. (2015). Comparação entre modelo DEA clusterizado pela escala de operação e modelo DEA tradicional para retornos variáveis de escala na avaliação de empresas aéreas brasileiras. TRANSPORTES, 23(4), 21–30. https://doi.org/10.14295/transportes.v23i4.984

Edição

Seção

Artigos Vencedores do Prêmio ANPET Produção Científica