Análise de custos operacionais e dos atrasos de aeronaves na Área Terminal São Paulo (TMA-SP)

Autores

  • Erico Soriano Martins Santana
  • Mauricio Ferreira Hupalo
  • Milton Valdir Matos Feitosa
  • Carlos Müller

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v14i1.56

Resumo

O artigo desenvolve uma avaliação comparativa do atraso de aeronaves em vôo na Área Terminal de São Paulo (TMA-SP), a região aérea mais congestionada no Brasil, e de seus impactos em termos de custos. Diferentes cenários de fluxo foram construídos e simulados. A avaliação econômica foi baseada no custo operacional médio de vôo na TMA-SP. A análise foi concentrada nas operações de vôo e de solo que tiveram origem ou destino nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos ou Viracopos, os três aeroportos mais movimentados da TMA-SP. O software SIMMOD Plus 4.0! foi utilizado para simular as operações no espaço aéreo e no lado aéreo dos aeroportos. Cinco cenários operacionais foram analisados. Destes, dois cenários — um considerando a operação de uma terceira pista no Aeroporto de Guarulhos e o outro considerando a remoção de aeronaves lentas do Aeroporto de Congonhas —, resultaram considerável redução no congestionamento e atraso na TMA-SP. A partir desses resultados, três novos cenários admitindo 10%, 20% e 30% de transferência de demanda de Congonhas para Guarulhos foram construídos e analisados. Os cenários propostos reduziram o atraso nos procedimentos de chegada e de partida dos vôos, diminuindo o custo operacional das empresas aéreas assim como aumentando a capacidade do sistema TMA-SP.

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Publicado

02-07-2006

Como Citar

Martins Santana, E. S., Ferreira Hupalo, M., Matos Feitosa, M. V., & Müller, C. (2006). Análise de custos operacionais e dos atrasos de aeronaves na Área Terminal São Paulo (TMA-SP). TRANSPORTES, 14(1). https://doi.org/10.14295/transportes.v14i1.56

Edição

Seção

Artigos