Proposta de protocolo de ensaio para análise de regeneração em misturas asfálticas através do modelo S-VECD

Autores

  • Felipe do Canto Pivetta North Carolina State University, Carolina do Norte – Estados Unidos
  • Luis Alberto Herrmann do Nascimento Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello, Rio de Janeiro – Brasil
  • Lélio Antônio Teixeira Brito Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v28i4.2028

Palavras-chave:

Regeneração de mistura asfáltica. S-VECD. Fadiga à tração direta, Modelagem.

Resumo

Os fenômenos associados aos efeitos de fadiga e regeneração viscoelástica de materiais asfálticos têm sua importância já reconhecida em diversos trabalhos. O presente estudo aplica o modelo S-VECD para o ensaio de fadiga à tração direta em deformação controlada de misturas asfálticas, com a inserção de períodos de repouso com o objetivo de analisar a capacidade de regeneração do material. A partir dos dados obtidos em diferentes períodos de repouso, temperaturas de ensaio e níveis de integridade do material, apresenta-se uma variável de estado de regeneração (H) capaz de modelar estas condições em um parâmetro único. A inserção desta variável de estado em um modelo que quantifica a regeneração do material (%HS) no espaço da sua curva característica de dano – C versus S – fornece uma ferramenta que prevê com precisão o índice de regeneração da mistura avaliada.

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Publicado

16-11-2020

Como Citar

Pivetta, F. do C., Nascimento, L. A. H. do, & Brito, L. A. T. (2020). Proposta de protocolo de ensaio para análise de regeneração em misturas asfálticas através do modelo S-VECD. TRANSPORTES, 28(4), 38–52. https://doi.org/10.14295/transportes.v28i4.2028

Edição

Seção

Artigos Vencedores do Prêmio ANPET Produção Científica