Avaliação da ecoeficiencia na intermodalidade para o transporte regional de carga – o caso do calcário siderúrgico

Autores

  • Cintia Machado Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Marcio de Almeida D' Agosto Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Guilherme Anselmo Guimarães dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • George Vasconcelos Goes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Lino Guimarães Marujo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Daniel Neves Schmitz Gonçalves Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Mariane Gonzalez da Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v27i3.2016

Palavras-chave:

Escolha modal, Avaliação de desempenho, Produto de baixo valor agregado, Transporte e Logística.

Resumo

Objetivou-se propor um procedimento que possibilite a escolha de alternativas para o transporte de produto de baixo valor agregado que apresente desempenho superior à alternativa de transporte especializado. Tal procedimento mostrou-se simples, dependendo apenas da disponibilidade de dados que podem ser obtidos a partir do monitoramento das operações de transporte e da estimativa de fatores de emissão de poluentes atmosféricos e GEE que podem ser obtidos em inventários de emissões produzidos por instituições públicas. A aplicação do procedimento ao caso do transporte de calcário, na Região Sudeste do Brasil, demonstrou que a alternativa de transporte especializado, embora atenda aos requisitos tradicionais do transporte de produtos de baixo valor agregado, por utilizar o transporte ferroviário por cerca de 90% do percurso, apresenta desempenho inferior a duas das alternativas não usuais de transporte. Ao introduzir o aspecto ambiental verificou-se que a melhor escolha seria a alternativa de transporte não usual do tipo rodo-ferro-rodo com container.  

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida R.M. Análise empírica dos fatores determinantes e das estratégias de internacionalização da siderurgia brasileira. Dissertação de M.Sc., UFMG, Administração, Belo Horizonte, 2004.

ANTT (2016). Corredores Logísticos Multimodais Desenvolvimento de Redes Transeuropeias de Transporte e Implantação do Conceito do Corredor no Brasil. São Paulo, 2016.

Bektas, T., Ehmke, J. F., Psaraftis, H. N., & Puchinger, J. (2018). The Role of Operational Research in Green Freight Transporta-tion. European Journal of Operational Research.

Carvalho, C.R.V., Conceição Neto, A.S., Almeida, H.M., Fialho, L.B., Silva, M.V. Otimização da logística de abastecimento em uma indústria siderúrgica: um estudo de caso. Em: XXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Florianopolis, SC, Bra-sil, 2004.

Castro. N. Estrutura, desempenho e perspectiva do transporte ferroviário de carga. Pesquisa e planejamento econômico, ppe, v.32, n.2, ago.2002.

Cazeri, G., Anholon, R., Ordoñez, R. E., & Novaski, O. (2017).

PERFORMANCE MEASUREMENT OF GREEN SUPPLY CHAIN MAN-AGEMENT: A LITERATURE REVIEW AND GAPS FOR FURTHER RESEARCH. Brazilian Journal of Operations & Production Management, 14(1), 60-72. DOI: 10.14488/BJOPM.2017.v14.n1.a7

CNT, 2011. Confederação Nacional do Transporte. Informe econômico do setor de transportes, 2011. Disponível em:<http://www.cnt.org.br/Imagens%20CNT/PDFs%20CNT/Informe%20Econ%C3%B4mico/InformeEconomico07-2011.pdf> Acesso em 03 de dezembro de 2011.

Coelho Neto, G.; Ribeiro, P.C.C.. “Transporte em uma empresa da indústria siderúrgica brasileira”. In: XXVI ENEGEP, Fortaleza, CE, Brasil, 9-11 outubro, 2006.

D´Agosto, M. de A e Ribeiro, S. K. (2004). Eco-efficiency management program (EEMP) – a model for road fleet operation. Transportation Research D, 9, 497-511.

Demir, E., Bektaş, T., & Laporte, G. (2014). A review of recent research on green road freight transportation. European Jour-nal of Operational Research, 237(3), 775-793.

Feo-Valero, M.; García-Menéndez, L.; Sáez-Carramolino, L.; Furió-Pruñonosa, S. (2011) “The importance of the inland leg of containerised maritime shipments: An analysis of modal choice determinants in Spain”

Fontana, A., Faria, P., Moreira, M. E. P. e Montenegro, N. G. S. D. “Escolha do modal com maior índice socioeconômico ambiental para o transporte de soja a granel entre Cuiabá-MT e Santarém-PA”. In: XXII ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, Vitória, ES, Brasil, 2009.

Gonçalves, D. N. S.; D´Agosto, M. A. Cenários prospectivos futuros para o uso de energia em transportes no Brasil e as emis-sões de GEE Cenário Business as Usual (BAU) - 2050. 2017.

Guajardo, M. (2018). Environmental benefits of collaboration and allocation of emissions in road freight transportation. In Sustainable Freight Transport (pp. 79-98). Springer, Cham.

Holmgren, J.; Nikopoulou, Z.; Ramstedt, L.; Woxenius, J. (2014) “Modelling modal choice effects of regulation on low-sulphur marine fuels in Northern Europe”.

IAB, 2011. Anuário Estatístico 2011. Rio de Janeiro: Instituto Aço Brasil, 2011.

Kerkkänen, A. Determining semi-finished products to be stocked when changing the MTS-MTO policy: case of a steel mill. Internatinal Journal Production Economics, pp. 111-118, August 2007. DOI:10.1016/j.ijpe.2006.12.006

Leal Junior, I.C.; D`Agosto, M.A. “Modal choise evaluation of transport alternatives for exporting bio-ethanol from Brazil”. Transportation research part D, v. 16, pp.201-207, 2011b.

Leal Junior, I.C.; D`Agosto, M.A. “Modal choise for transportation of hazardous materials: the of land models of transport of bio-ethanol in Brazil”. Journal of Cleaner Production. V. 19, pp. 229-240, Jan-Fev. 2011a.

Leitner, J. The political economy of raw materials transport from internal periphery to core in the early 20th century US. Journal of world systems research, V. 10, n. 2, pp 397-435, September 2004.

Lewis, P.E.; Rasdorf, W.; Frey, H.; Pang, S.; Kim, K.. “Requirements and incentives for reducing construction vehicle emissions and comparison of nonroad diesel engine emissions data sources”. Journal of construction engineering and management. Vol. 5; pp. 341-351, 2009.

Marcucci, Edoardo. Regulating Transport in Europe. 2014.

MMA, 2011. 1º Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários, Ministério do Meio Am-biente, Brasília, DF.

Mohria S. S.; Haghshenasb H.; Salehic V. (2019). Two Levels Modelling of Container Choosing and Mode Choice between Road and Rail for Increasing the Containerized Rail Modal Share. Transportation Research Procedia, WORLD CONFER-ENCE ON TRANSPORT RESEARCH World Conference on Transport Research - WCTR 2019 Mumbai 26-31 May 2019.

Nealer, R.; Matthews, H. S.; Mellon, C. H.C. (2012) “Assessing the energy and greenhouse gas emissions mitigation effective-ness of potential US modal freight policies”

Panagakos, G.P.; Stamatopoulou, E. V.; Psaraftis, H. N. (2014) “The possible designation of the Mediterranean Sea as a SECA:A case study”.

Pereira Jr, A.O. Matriz energética do estado do Rio de Janeiro: 2017-2031. Rio de Janeiro: Synergia, 2018.

Poso, A.T.. O processo de reestruturação da siderurgia mundial e brasileira: o caso da Companhia Siderúrgica Nacional. Dis-sertação de M.Sc., USP, São Paulo, SP, Brasil, 2007.

Ravibabu, M. (2013) “A nested logit model of mode choice for inland movement of export shipments: A case study of con-tainerised export cargo from India“

Santos, G.A.G. Escolha de Alternativas para o Transporte de Calcário Siderúrgico Sob o Enfoque Ambiental. Dissertação de M.Sc.,COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2012.

Vaz, S.L. A siderurgia brasileira a carvão vegetal: um estudo de arranjos verticais. Dissertação de M.Sc., USP, São Paulo, SP, Brasil, 2010.

Vernimmen, B.; Dullaert, W.; Willemé, P.; Witlox, F. (2008) “Using the inventory-theoretic framework to determine cost-minimizing supply strategies in a stochastic setting“

Wadud, Z. (2016) “Diesel demand in the road freight sector in the UK: Estimates for different vehicle types”

Wei, Y.; Liao, H.; Fan, Y. (2007). “An empirical analysis of energy efficiency in China's iron and steel sector”. Energy. Vol. 32, Issue 12, Pag. 2262-2270, December 2007.

Weigel, M.; Fischedick, M.; Marzinkowski, J.; Winzer, P. (2016) “Multicriteria analysis of primary steelmaking technologies”.

Wolff, M., Abreu, C., & Caldas, M. A. (2019). Evaluation of road transport: a literature review. Brazilian Journal of Operations & Production Management, 16(1), 96-103. DOI: 10.14488/BJOPM.2019.v16.n1.a9

Worrell, E., Price, L., Martin, N.. Energy efficiency and carbon dioxide emissions reduction opportunities in the US iron and steel sector. Energy Journal, v. 26, pp. 513-536, June 2001.

Woxenius, J.; Bergqvist, R. (2011) “Comparing maritime containers and semi-trailers in the context of hinterland transport by rail”.

Alessandri, A., A. Di Febbraro, A. Ferrara and E. Punta (1998) Optimal Control of Freeways via Speed Signalling and Ramp Metering. Control Engineering Practice, v. 6, n. 6, p. 771–780. DOI: 10.1016/S0967-0661(98)00083-5.

Downloads

Publicado

13-11-2019

Como Citar

Oliveira, C. M., D’ Agosto, M. de A., Santos, G. A. G. dos, Goes, G. V., Marujo, L. G., Gonçalves, D. N. S., & Costa, M. G. da. (2019). Avaliação da ecoeficiencia na intermodalidade para o transporte regional de carga – o caso do calcário siderúrgico. TRANSPORTES, 27(3), 36–53. https://doi.org/10.14295/transportes.v27i3.2016

Edição

Seção

Artigos Vencedores do Prêmio ANPET Produção Científica