Aplicação de métodos determinísticos para a obtenção de gap crítico em rotatórias urbanas brasileiras

Autores

  • Diego Fernandes Neris Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de São Carlos
  • Antonio Clóvis Pinto Ferraz Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de São Carlos
  • Ana Paula Camargo Larocca Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v27i4.1866

Palavras-chave:

Rotatória, Gap crítico, Capacidade.

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de avaliar o gap crítico e o follow-up headway para rotatórias brasileiras e comparar com estudos estrangeiros. Para tanto, foram selecionadas três rotatórias brasileiras de duas faixas de circulação e de entrada. Para a obtenção de gaps críticos foram utilizados cinco métodos determinísticos: Siegloch (1973), Raff (1950), Miller & Pretty (1968), Wu (2012) e Bunker (2012), sendo que pelo primeiro método foi possível obter também o follow-up headway. Os valores de gaps críticos foram consideravelmente diferentes em função da faixa utilizada: na faixa da direita, os motoristas aceitam gaps menores para entrar na interseção. Esta diferença não foi significativa quando se trata de valores de follow-up headway. Em seguida, os métodos de estimação de gap crítico foram validados comparando a capacidade das interseções pelo método de Hagring (1998) com dados de fluxos agregados por minuto. Finalmente, os valores brasileiros foram comparados com dados estrangeiros e foram verificadas semelhanças com países como Suíça, Itália e Portugal.

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Publicado

28-12-2019

Como Citar

Neris, D. F., Ferraz, A. C. P., & Larocca, A. P. C. (2019). Aplicação de métodos determinísticos para a obtenção de gap crítico em rotatórias urbanas brasileiras. TRANSPORTES, 27(4), 201–210. https://doi.org/10.14295/transportes.v27i4.1866

Edição

Seção

Artigos