Utilização do ensaio de flexão sobre amostra semicircular para avaliação da propagação do trincamento em misturas com diferentes ligantes

Autores

  • Luiza Carbunck Godoi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lélio Antônio Teixeira Brito Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Natália Guterres Mensch Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jorge Augusto Pereira Ceratti Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v27i4.1832

Palavras-chave:

Trincamento, EEFAS, EDFAS.

Resumo

Neste trabalho é estudada a propagação de fissuras e ruptura em misturas asfálticas através do ensaio de flexão semicircular. Trincamentos que surgem nos revestimentos asfálticos revelam-se como um dos principais danos que afetam diretamente a serventia e qualidade dos pavimentos flexíveis. Esta pesquisa busca contribuir para a análise da resistência ao trincamento, bem como propagação do trincamento até a ruptura de misturas asfálticas onde são utilizados três diferentes tipos de ligantes. Para este fim empregou-se o ensaio de flexão em amostra semicircular com fenda, estático (EEFAS) e dinâmico (EDFAS). Foram analisadas três composições, dosadas pelo método Superpave: uma com cimento asfáltico de petróleo (CAP), outra com asfalto modificado por polímero (AMP) e a terceira com asfalto borracha (AB), denominadas, respectivamente, como misturas A, B e C. Os resultados indicaram maior rigidez da mistura com AMP, que também apresentou maior vida de fadiga. Por outro lado, as amostras com CAP e AB apresentaram-se dúcteis e com menor velocidade de propagação das microtrincas.

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Biografia do Autor

Luiza Carbunck Godoi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Laboratório de Pavimentação - UFRGS

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Publicado

28-12-2019

Como Citar

Godoi, L. C., Brito, L. A. T., Mensch, N. G., & Ceratti, J. A. P. (2019). Utilização do ensaio de flexão sobre amostra semicircular para avaliação da propagação do trincamento em misturas com diferentes ligantes. TRANSPORTES, 27(4), 159–171. https://doi.org/10.14295/transportes.v27i4.1832

Edição

Seção

Artigos