Estimação da velocidade média em vias arteriais urbanas com uso do microssimulador VISSIM

Autores

  • Victor Macêdo Lacerda Universidade Federal do Ceará
  • Leonardo Gonçalves Ribeiro Universidade Federal do Ceará
  • Matheus Ferreira da Rocha Universidade Federal do Ceará
  • Diego Alves Tabosa Universidade Federal do Ceará
  • Manoel Mendonça de Castro Neto Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v27i4.1705

Palavras-chave:

Microssimulação de tráfego, Car-following, Mudança de faixa, Wiedemann.

Resumo

Um dos principais desafios na modelagem microscópica de vias urbanas é a estimação dos valores dos parâmetros dos modelos comportamentais do condutor. O principal objetivo deste artigo é propor um método de calibração dos modelos comportamentais do VISSIM para modelagem do tráfego de vias arteriais urbanas, com foco na estimação da velocidade média do tráfego de automóveis e de ônibus. O método foi aplicado em dois corredores urbanos da cidade de Fortaleza, resultando em erros de calibração de 10% e 13% e de validação de 19% e 9%. O segundo objetivo deste artigo foi comparar a calibração apresentada, do tipo sequencial, na qual os parâmetros são calibrados separadamente, seguindo uma sequência pré-estabelecida, com a calibração simultânea, na qual todos os parâmetros são calibrados em conjunto com base na medida de desempenho do tráfego que se deseja estimar. A calibração sequencial resultou em melhores estimativas para os parâmetros comportamentais, pois ela diminui a chance de se obter combinações de valores irreais para os parâmetros.

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Biografia do Autor

Manoel Mendonça de Castro Neto, Universidade Federal do Ceará

Departamento de Engenharia de Transportes

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes - PETRAN

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Publicado

28-12-2019

Como Citar

Lacerda, V. M., Ribeiro, L. G., Rocha, M. F. da, Tabosa, D. A., & Castro Neto, M. M. de. (2019). Estimação da velocidade média em vias arteriais urbanas com uso do microssimulador VISSIM. TRANSPORTES, 27(4), 63–75. https://doi.org/10.14295/transportes.v27i4.1705

Edição

Seção

Artigos