Avaliação da resistência e da deformação resiliente de quatro solos de subleitos rodoviários no estado do Rio Grande do Sul

Autores

  • Thaís Aquino dos Santos Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Luciano Pivoto Specht Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Rinaldo José Barbosa Pinheiro Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Jorge Augusto Pereira Ceratti Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Lélio Antônio Teixeira Brito Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v27i1.1531

Palavras-chave:

Solos não saturados, Módulo de resiliência, Resistência ao cisalhamento, Análise mecanicista.

Resumo

O presente artigo apresenta o estudo do comportamento de quatro solos com origens geológicas diferentes, quanto à sua resistência e deformação resiliente, comumente empregados em subleitos rodoviários no estado do Rio Grande do Sul. A metodologia aplicada consistiu em ensaios de caracterização física e mecânica, obtenção da curva característica dos solos, além de simulações numéricas assistidas por dois programas computacionais: AEMC e AASHTOWare Pavement ME Design. Os resultados indicaram que os limites descritos em norma para utilização dos solos como material de subleito foram satisfeitos. Verificou-se que uma variação de ± 2% no teor de umidade provocou considerável alteração na resistência desses materiais, evidenciando a influência da sucção na resistência ao cisalhamento dos solos. As análises mecanicistas permitiram constatar a limitação do método de dimensionamento do DNIT, principalmente no que tange à ruptura por fadiga, além de destacar a importância do módulo de resiliência no comportamento da estrutura como um todo.

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Publicado

30-04-2019

Como Citar

dos Santos, T. A., Specht, L. P., Pinheiro, R. J. B., Ceratti, J. A. P., & Brito, L. A. T. (2019). Avaliação da resistência e da deformação resiliente de quatro solos de subleitos rodoviários no estado do Rio Grande do Sul. TRANSPORTES, 27(1), 48–64. https://doi.org/10.14295/transportes.v27i1.1531

Edição

Seção

Artigos