A interferência do módulo de resiliência do concreto asfáltico no período de projeto de pavimentos rodoviários

Autores

  • Erico Aliaga Cavaleiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Francisco Heber Lacerda de Oliveira Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v26i1.1456

Palavras-chave:

Dimensionamento, Vida Útil, Módulo de Resiliência, Desempenho.

Resumo

Os pavimentos rodoviários são dimensionados para atender uma determinada vida útil em função dos materiais e do tráfego. A análise mecanicista prevê que o Módulo de Resiliência do Concreto Asfáltico será constante ao longo de sua vida útil, fato divergente ao encontrado na literatura, ao envelhecimento natural do ligante e às condições climáticas. Neste artigo foi possível constatar, por meio de uma verificação teórico-mecanicista, que pavimentos asfálticos dimensionados para tráfegos moderado, pesado ou muito pesado, independente da capacidade de suporte do subleito, podem perder até 78% da sua vida útil a partir do terceiro ano de operação se o Módulo de Resiliência do Concreto Asfáltico obedecer a uma tendência decrescente, e um ganho de até 172% para uma tendência crescente. Desse modo, constata-se a importância de se desenvolver modelos de desempenho que considerem os fatores que interferem no comportamento do Concreto Asfáltico para que se possa elaborar projetos mais racionais.

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Biografia do Autor

Erico Aliaga Cavaleiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Especialista em Infraestrutura de Transportes | Rodovias

Especialista em Projetos e Construção de Aeroportos

Engenheiro Civil

Tecnológo em Pavimentação

Francisco Heber Lacerda de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Engenharia de Transportes pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, da Universidade Federal do Ceará. Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Transportes, da Universidade Federal do Ceará. Affiliate Member in the American Society of Civil Engineers - ASCE. Tem experiência em Planejamento do Transporte Aéreo, Operação, Manutenção e Reabilitação de Infraestruturas Aeroportuárias, especialmente em pavimentos de pátios e de pistas de pouso e decolagem.

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Publicado

30-04-2018

Como Citar

Cavaleiro, E. A., & Oliveira, F. H. L. de. (2018). A interferência do módulo de resiliência do concreto asfáltico no período de projeto de pavimentos rodoviários. TRANSPORTES, 26(1), 84–93. https://doi.org/10.14295/transportes.v26i1.1456

Edição

Seção

Artigos