Interpreting fatigue tests in hot mix asphalt (HMA) using concepts from viscoelasticity and damage mechanics

Autores

  • Lucas Feitosa de Albuquerque Lima Babadopulos Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Jorge Barbosa Soares Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Verônica Teixeira Franco Castelo Branco Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v23i2.898

Palavras-chave:

caracterização de fadiga, propriedades de dano S-VECD, tensão controlada, caracterização mecanística, misturas asfálticas.

Resumo

O futuro método brasileiro de dimensionamento de pavimentos asfálticos possivelmente recomendará, em um nível básico, a realização do ensaio de compressão diametral de carga repetida como ferramenta para a caracterização de fadiga de misturas asfálticas. Em um nível mais avançado, caracterizações mecanísticas incluem a obtenção de propriedades de dano para posterior simulação do comportamento do material. Neste trabalho, duas misturas asfálticas foram avaliadas. A mais rígida delas foi obtida após o envelhecimento da mistura asfáltica original. Estas apresentaram comportamentos semelhantes quanto às propriedades de dano (curva característica de dano segundo o Simplified Viscoelastic Continuum Damage - S-VECD - model). Porém, a mistura asfáltica envelhecida necessitou de seis vezes mais ciclos até a ruptura do material durante o ensaio por compressão diametral, se comparada à mistura asfáltica de referência. O controle da força aplicada durante os pulsos de carga, em vez da tensão, leva à execução de carregamentos diferentes em materiais diferentes. Não havendo inversão do sinal do carregamento, a fluência se acumula levando o material ao dano e à ruptura. Misturas asfálticas mais rígidas e com parcela de comportamento viscoso menos pronunciada tendem a apresentar melhor resposta (maior número de repetições de carga antes da ruptura) nesse ensaio. Consequentemente, seu uso pode levar a falsas conclusões sobre a resistência à fadiga de misturas asfálticas.

 

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Biografia do Autor

Lucas Feitosa de Albuquerque Lima Babadopulos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Departamento de Engenharia de Transportes, Centro de Tecnologia, UFC

Jorge Barbosa Soares, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Departamento de Engenharia de Transportes, Centro de Tecnologia, UFC

Verônica Teixeira Franco Castelo Branco, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Departamento de Engenharia de Transportes, Centro de Tecnologia, UFC

Referências

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Publicado

28-08-2015

Como Citar

Lima Babadopulos, L. F. de A., Soares, J. B., & Castelo Branco, V. T. F. (2015). Interpreting fatigue tests in hot mix asphalt (HMA) using concepts from viscoelasticity and damage mechanics. TRANSPORTES, 23(2), 85–94. https://doi.org/10.14295/transportes.v23i2.898

Edição

Seção

Artigos