Avaliação laboratorial do tipo e teor de ligante e da granulometria na deformação permanente de misturas asfálticas

Autores

  • Pedro Orlando Almeida Jr Universidade Federal de Santa Maria
  • Fernando Dekeper Boeira Universidade Federal de Santa Maria
  • Luciano Pivoto Specht Universidade Federal de Santa Maria
  • Tatiana Cureau Cervo Universidade Federal de Santa Maria
  • Deividi da Silva Pereira Universidade Federal de Santa Maria
  • Roberta Centofante Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Valdir dos Santos Barboza Jr Universidade Federal de Santa Maria
  • Carlos Filipe Correia e Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v26i2.1407

Palavras-chave:

Deformação Permanente, Ligante Asfáltico, Método Bailey, Flow number.

Resumo

Este trabalho avaliou a influência na deformação permanente do tipo e teor de ligante asfáltico e da granulometria quanto ao método Bailey, Faixa de Agregado Dominante (FAD) e faixas granulométricas B e C por meio do ensaio uniaxial de carga repetida. Para isso utilizaram-se três ligantes asfálticos, 50/70, AMP 60/85 e o Highly Modified Asphalt (HiMA), quatro granulometrias, sendo duas Faixa B e duas C, e dois métodos de dosagem, Superpave e Marshall, totalizando 24 misturas asfálticas. Os resultados indicaram que as modificações no tipo e no teor dos ligantes asfálticos foram mais influentes na deformação permanente do que a granulometria das misturas, inclusive encontrou-se boa correlação entre a reologia dos ligantes e os Flow Numbers (FNs) obtidos. O método Bailey apresentou-se mais efetivo em conferir ganho de resistência comparado ao método FAD e a utilização da granulometria faixa B não resultou em um melhor comportamento comparado a uma granulometria faixa C.

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Biografia do Autor

Pedro Orlando Almeida Jr, Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Fernando Dekeper Boeira, Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Luciano Pivoto Specht, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Transportes

Tatiana Cureau Cervo, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Transportes

Deividi da Silva Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Transportes

Roberta Centofante, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Departamento de Transportes

Valdir dos Santos Barboza Jr, Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Carlos Filipe Correia e Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Publicado

31-08-2018

Como Citar

Almeida Jr, P. O., Boeira, F. D., Specht, L. P., Cervo, T. C., Pereira, D. da S., Centofante, R., Barboza Jr, V. dos S., & Correia e Silva, C. F. (2018). Avaliação laboratorial do tipo e teor de ligante e da granulometria na deformação permanente de misturas asfálticas. TRANSPORTES, 26(2), 1–15. https://doi.org/10.14295/transportes.v26i2.1407

Edição

Seção

Artigos