Estimação da matriz origem-destino e da distribuição espacial da lotação em um sistema de transporte sobre trilhos a partir de dados de bilhetagem eletrônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v25i3.1347

Palavras-chave:

Lotação, Transporte Público, Sistema Metroferroviário, Bilhetagem Eletrônica.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma análise para estimar a lotação por trechos entre estações de um sistema metroferroviário, ao longo do dia, utilizando dados de bilhetagem eletrônica. É proposta uma adaptação da metodologia baseada no encadeamento de embarques no sistema de transportes, que infere o destino dos usuários, uma vez que não há bilhetagem nas estações de destino. Isso permitiu obter, de maneira rápida e eficiente, sem pesquisas de campo custosas, uma estimativa da matriz de origem-destino no sistema de transporte de passageiros sobre trilhos da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). A metodologia proposta também possibilitou obter o padrão espaço-temporal dos níveis de lotação para todas as linhas e sentidos da rede, assim como os volumes de transferências nas estações através da alocação da matriz ao longo de todo o período de operação e não apenas para os horários de pico, como usualmente feito a partir de pesquisas de campo com base em entrevistas com usuários.

 

 

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Biografia do Autor

Renato Oliveira Arbex, USP

Doutorando no Departamento de Engenharia de Transportes na Escola Politécnica da USP

Claudio Barbieri da Cunha, USP

Professor Doutor no Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP

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Publicado

29-10-2017

Como Citar

Arbex, R. O., & da Cunha, C. B. (2017). Estimação da matriz origem-destino e da distribuição espacial da lotação em um sistema de transporte sobre trilhos a partir de dados de bilhetagem eletrônica. TRANSPORTES, 25(3), 166–177. https://doi.org/10.14295/transportes.v25i3.1347

Edição

Seção

Artigos Vencedores do Prêmio ANPET Produção Científica