Proposição de metodologia para análise de risco em estruturas de pavimentos asfálticos flexíveis

Autores

  • Santi Ferri EP-USP – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • Carlos Yukio Suzuki EP-USP – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • Felipe Issa Kabbach Junior EP-USP – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • Caio Rubens Gonçalves Santos FIAM-FAAM Centro Universitário Instituto Mauá de Tecnologia - IMT http://orcid.org/0000-0002-9725-540X
  • Flaviane Melo Lopes Vallejo EP-USP – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo FIAM-FAAM Centro Universitário http://orcid.org/0000-0002-2474-2012

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v25i1.1049

Palavras-chave:

Análise de risco, Controle estatístico, Pavimentos asfálticos flexíveis.

Resumo

A concepção de empreendimentos de infraestrutura viária envolve diversas fases de planejamento, estudos e pro-jetos. Nestas fases normalmente são discutidas e definidas as possíveis soluções de engenharia a serem aplicadas em cada etapa executiva. Para que as soluções definidas nas fases de planejamento e projeto tenham validade, faz-se necessário ga-rantir que os recursos utilizados, como materiais, mão de obra, máquinas, equipamentos e processos executivos empregados no campo atendam aos pré-requisitos técnicos especificados em projeto. Ocorre, porém, que no Brasil e em outros países do mundo, muitos dos métodos empregados para o dimensionamento de estruturas de pavimentos asfálticos são de natureza determinística, ou seja, utiliza-se de parâmetros médios para caracterização mecânica da estrutura não se preocupando em quantificar os prejuízos ocasionados pela variação de parâmetros proveniente do processo executivo. Na prática, como todo processo industrial, os processos construtivos estão sujeitos a apresentar variações que devem sempre ser aferidas e contro-ladas para garantir a qualidade do produto final. Dentro deste contexto, o presente trabalho apresenta uma metodologia de-senvolvida para realizar análises de risco de estruturas de pavimentos asfálticos flexíveis com base em critérios mecanicistas correntemente utilizados no Brasil. Com base nos estudos de caso realizados, verificou-se que a metodologia proposta apre-senta boa aplicação prática tanto nas fases de projeto quanto nas fases de controle de qualidade de camadas de infraestrutura de pavimentos recém-executadas.

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Publicado

01-03-2017

Como Citar

Ferri, S., Suzuki, C. Y., Kabbach Junior, F. I., Santos, C. R. G., & Vallejo, F. M. L. (2017). Proposição de metodologia para análise de risco em estruturas de pavimentos asfálticos flexíveis. TRANSPORTES, 25(1), 93–101. https://doi.org/10.14295/transportes.v25i1.1049

Edição

Seção

Artigos