Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A missão da Revista TRANSPORTES é divulgar artigos técnicos e científicos e outras matérias de interesse para a comunidade de pesquisadores e profissionais de Transportes e áreas afins.

Pesquisadores e profissionais são convidados a submeter trabalhos de natureza técnico-científica em qualquer um dos campos da Engenharia de Transportes, de cárater original e que não tenham sido publicados anteriormente em outros periódicos.

Também são aceitas submissões de comentários ou discussões sobre artigos previamente publicados. A decisão sobre a publicação de comentários e discussões ficará a cargo do conselho editorial e, sempre que necessário, será dada oportunidade de resposta para os autores.

Resenhas bibliográficos e artigos opinativos também poderão ser publicadas, a critério do editor ou do conselho editorial.

A Revista TRANSPORTES não cobra taxas para processamento ou publicação de artigos. Os artigos publicados são selecionados unicamente pelo seu mérito técnico-científico.

 

Políticas de Seção

Artigos

São trabalhos de natureza técnico-científica em qualquer um dos campos da Engenharia de Transportes, elaborados com alto rigor científico, que não tenham sido publicados anteriormente em nenhum outro periódico, e que não tenham sido simultaneamente submetidos a outro periódico.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos manuscritos recebidos é feita por especialistas brasileiros ou do exterior (peer review), num processo em que os avaliadores desconhecem os autores dos manuscritos e vice-versa (double-blind).

Ao ser recebido, a adequação do manuscrito aos objetivos da revista é avaliada pelo editor. Os manuscritos aprovados nesta primeira análise são submetidos ao crivo de pelo menos dois avaliadores independentes. A decisão sobre a publicação é tomada pelo editor (com o auxílio do comitê editorial, se for o caso), a partir das recomendações e dos pareceres dos avaliadores independentes.

 

Periodicidade

TRANSPORTES é publicada exclusivamente on-line e tem periodicidade quadrimestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.